Contatos: 31.8451-4375 - weder@wedervilela.com.br

Construindo uma Carreira Inteligente

26 de fevereiro de 2015
/ / /

photodune-2277503-sDesde os anos 70, quando surgiu a expressão “carreiras proteanas” as carreiras organizacionais vêm deixando de ser a opção dominante. Cada vez mais os indivíduos se posicionam como responsáveis pelo desenvolvimento e gestão da própria carreira. Com as frequentes crises mundiais, mudanças nas culturas organizacionais e sociais, caem de vez as expectativas profissionais de longo prazo em uma única organização e a carreira passou a ter mais foco em significado do que em dinheiro (Hall, 1996).

Atualmente, as carreiras estão visando primordialmente conciliar suas necessidades particulares de autenticidade, balanceamento e desafios. Neste sentido, a construção de um planejamento profissional é fundamental e algumas etapas são necessárias para identificar as oportunidades de carreira, etapas estas que estão em constante interação (Dutra, 2002):

• 1º Passo – autoconhecimento – parte mais importante e difícil do projeto, envolve o conhecer, observar e entender a si mesmo.
• 2º Passo – conhecimento do mercado – análise do mercado, observando-se as opções, tendências, limitações e alternativas.
• 3º Passo – objetivos de carreira –Nessa etapa procura-se estabelecer objetivos centrados no aspecto pessoal utilizando-se perguntas do tipo: “Como posso estar mais feliz profissionalmente daqui a 5 anos?”.
• 4º Passo – estratégias de carreira – uma vez definido o objetivo, a pergunta seguinte será: “Qual é a estratégia para alcançá-la?”.
• 5º Passo – plano de ação – deverá conter as metas de curto prazo e os indicadores de sucesso.
• 6º Passo – acompanhamento do plano – a avaliação de um projeto deve ser contínua.

Este é o modelo inicial de construção de Carreiras Inteligentes. Este modelo tem relação com o conceito de Âncoras de Carreira (Schein, 1990), que diz respeito ao conjunto de autopercepções relativas a talentos e habilidades, motivações e atitudes, necessidades e valores, baseado nas experiências efetivas de cada indivíduo, criando assim, os rumos que norteiam as escolhas desse profissional.

Descobrir interesses verdadeiros, aptidões essenciais e habilidades e, combiná-las com a demanda do mercado, encontrando a atividade em que possa se desenvolver plenamente.
Ser feliz nos relacionamentos, a desenvolver a inteligência emocional e a valorizar cada desafio que o universo lhe presenteia.

Galgar os passos e as conquistas do planejamento estratégico profissional e pessoal, num processo de autoconhecimento profundo.

Se realizar integralmente, nas 4 áreas essenciais da vida, a liberdade, a prosperidade, a cultura e a felicidade, rompendo as algemas douradas da vida cotidiana.
Seguir sozinho neste mundo recheado de negatividade e superficialidade é muito desafiante. Busque apoio de um mentor, de um Coach, una-se a grupos de pessoas que buscam como você, desenvolva-se e esteja apto para servir outros a serem mais prósperos e felizes.

Deixe seu comentário:

Weder Vilela - Todos os direitos reservados